P.249: As Vidas dos Outros
Título original: Das Leben der Anderen
Género: Com/Dra
Classificacao: M/12
ALE, 2006, Cores, 137 min.
Decididamente, o melhor cinema que tenho visto ultimamente, excepção feita a Babel – e mesmo nesse o inglês não é exclusivo – , fala-se em línguas estranhas ao hábito do meu ouvido, o que costuma ser um factor limitador do gosto de assistir, mas não quando a fita tem uma qualidade capaz de me fazer esquecer essa estranheza e render ao todo que a compõe.
«As Vidas dos Outros» foi um filme bastante premiado e vendo- -o percebe-se porquê. Período complexo da história recente da Alemanha, a Oriente, vivido por personagens densas, trabalhadas nas suas constâncias e volubilidades, nas suas fraquezas, nos gestos generosos e inesperados, nas espontaneidade, cautela ou crueza com que reagem às circunstâncias. É ficção sobre um real possível, um quadro que conhecemos ainda quase só reportado pelos media. E uma história que vai resgatar a beleza onde ela existe, e sempre existe, ao soturno correr dos dias que antecederam a liberdade.
Ideias fortes. Caracteres, fantoches e gente mais ou menos. Corrupção política. Evasão em várias formas. E ideais: verdadeiros, de fachada ou perdidos…
Termina com o meio sorriso de uma felicidade discreta, verdadeira.
Muito bom filme!
(Imagens: Teatro de Vila Real e Site Oficial do filme)
3 Comments:
Lá tenho que ir ver!...
É uma óptima sugestão. Pessoalmente não gosto da maioria do cinema americano.
tive tanta pena por não ter ido ver... mas foi impossível!
ainda bem que desta vez valeu a pena!
Enviar um comentário
<< Home