19.5.07

P.256: Informação, mente, transmissão...

Fui memetizada! Nem sempre nos acontecem coisas de que nem suspeitávamos e por isso era impossível não responder! (Sorrio) A responsável explica do que se trata e seduz-me com uma frase de confiança responsabilizadora. (Novo sorriso)

Deixo, então, uma selecção de ideias. Pureza, optimismo, aventura, sonho, loucura, ambição, rectidão. Mas também, consciência da mediania e do desânimo… Porque toda a medalha tem reverso, toda a força tem fraquezas e não há coragem sem medos.
Ideias que me dizem e dizem de mim. Se bem entendi o espírito da coisa, é isto que se espera. Será?
Recolhi-as em escritores que tenho à mão. É no discurso literário que uma certa filosofia se me torna mais amável.

Para “propagarem” outros memes, escolho
...

Embora muitas pessoas digam que não, sempre houve e haverá reinos maravilhosos neste mundo. O que é preciso, para os ver, é que os olhos não percam a virgindade original diante da realidade e o coração, depois, não hesite.

In Torga Miguel, Portugal, «Um Reino Maravilhoso»
...

Em qualquer aventura
O que importa é partir, não é chegar.

In Torga Miguel, Câmara Ardente, «Viagem»
...

Sem a loucura que é o homem
Mais que a besta sadia
Cadáver adiado que procria?

In Pessoa, Fernando, Mensagem, «D. Sebastião, Rei de Portugal»
...

Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.

In Reis, Ricardo, Odes
...
Um pouco mais de sol – eu era brasa,
Um pouco mais de azul – eu era além.
Para atingir, faltou-me um golpe de asa…
Se ao menos eu ficasse aquém…
In Sá Carneiro, Mário, «Quase»
...
Levanto o espelho à sociedade
Vê o reflexo da mediocridade
De uma vida sem vontade sem acção sem mudança
Estagnado a ver a ascensão de quem avança

Excerto da letra «Contra a nostalgia», música hip-hop (inédito, da autoria do meu filho)

8 Comments:

Blogger -pirata-vermelho- said...

Você foi... quê!?

maio 19, 2007 8:42 da tarde  
Blogger Maria Manuel said...

Mimetizada significa, aqui, que fui convidada a seleccionar e publicar "meme(s)" - poderá encontrar uma ideia do que isto seja se seguir a ligação da palavra.

O convite consta dos comentários ao post anterior.

Já tive uma primeira crítica à minha publicação. Parece que está uma "salgalhada"... Talvez me tivesse sido útil informar mais antes de responder, mas, sinceramente, fiz seguindo uma primeira interpretação e com a preocupação de não gastar muito tempo... Eu, professora quase titular, cheia de trabalhos de escola a atravancar o fim de semana, me confesso!
;-))

maio 19, 2007 10:03 da tarde  
Blogger -pirata-vermelho- said...

Mas,
sra. prof-quase-titular, a noção de mimetismo não está associada a uma ideia de imitação, semelhança, parecença?
Se foi 'mimetizada', (ie. associada, identificada com, confundida, feita imitar... etcetc-ou-isso), aqui, porque é que se pôs a debitar ideias avulsas a cavalo nisso?

(Cada vez me recuso mais a entender o mundo de superficialidade apressada em que se vive; aqui! qualquer dia ninguem sabe o que quer dizer 'ser', um verbo ainda intransitivo)

Como é que se mimetiza uma pessoa, mesmo em sentido muito muito lato?
Será pintando-a com as cores do modelo a imitar - pinto-a de amarelo e você fica vietnamita... é isso?

maio 19, 2007 10:24 da tarde  
Blogger -pirata-vermelho- said...

Por outro lado, se foiconvidada a publicar 'memes' teria sido memetizada (neste linguarejar, de -now again- aqui).
Mas!
'meme' (uma inovação da psiconeurologia moderna) é um equivalente neuro-intelectual do gene - uma unidade estruturante de conceito ou de pensamento, se bem me lembro do artigozito que vi há uns meses na Science ou no SciAmerican.

Como é que se é (ou fica!)'memetizado' ainda se afigura mais enigmático, à luz deste conceito (passem as imprecisões porque não me lembro com rigor daquela notícia).


Qualquer dia não falamos uns com as outras, vai ver.

maio 19, 2007 10:30 da tarde  
Blogger APC said...

Está lindo, este teu "meme"!!! Partilha, acrescenta e mostra de ti!
"Salgalhada", dizes? (Ou "salganhada", como se diz um 'cadito mais cá para baixo)?!... Pois se a vida tanbém é!...
E como foste rápida no gatilho!; good Lord, I'm impressed!!! :-)
Na do Mário de Sá Carneiro tropecei não há muitos dias, gostando. Mas agora passei a gostar mais da última! ;-) Bravo!!!
E um obrigada, pelo que possa ser de recíproco! :-)
É "até já", com um abraço!*

maio 20, 2007 6:57 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

"Levanto o espelho à sociedade
...............................
...............................
Estagnado a ver a ascensão de quem avança"

Bom mote..bom caminhar pensante..

há quem chame teimosia..eu chamo determinação..com ela, só o limite do pensamento..

um abraço

intruso

maio 21, 2007 6:08 da tarde  
Blogger aDesenhar said...

Maria Manuel
É meme !
logo nesta altura do “meu campeonato”!
aceito… mas com tempo.
Vai daí, fiz uma viagem ao mundo do “meme” na wikipedia
Para entender melhor a evolução memética e a melhor maneira de transferir a informação com evolução do meme que recebi de ti.
:-)))
Até lá vou contando massagens.
:-)))

BJ

maio 22, 2007 1:54 da manhã  
Blogger Irene Ermida said...

só hoje, e porque uma rinite alérgica me atacou subitamente e me impede o sono, vim até ao teu espaço com mais calma e finalmente percebi!!!
embora com a evidente certeza que deveria ser eu a controlar o tempo e não ele a mim, adio a resposta ao desafio, devido às inúmeras ocupações e responsabilidades que, de repente, decidiram abater-se sobre esta minha existência sempre de pernas para o ar...
bj

maio 23, 2007 1:07 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home