19.4.08

P.422: T.I.C.: ensinar ou deixar aprender?

Não é a primeira vez que aqui falo deste assunto, mas é sob um prisma diferente que o abordo hoje: o da responsabilidade política na descoordenação do ensino das Tecnologias da Informação e Comunicação nas escolas públicas.
Durante uns quatro ou cinco anos, com término no presente ano lectivo, existiu uma disciplina de T.I.C. no 9º e 10º anos de escolaridade. Os seus programas eram, tanto quanto sei, simples, de iniciação, concebidos “na óptica do utilizador” e preparando para o conhecimento e uso correcto de programas do Office e para a criação de páginas Web. Era pouco e foi muito contestado, sobretudo por alunos que se queixavam da extrema facilidade – embora os resultados não fossem, no geral, famosos!... Falta de motivação? – e questionavam a sua utilidade. A disciplina foi extinta no 10ºano.
De facto, em muito do que se faz no computador podemos ser autodidactas. Não impede que, dessa forma, os conhecimentos adquiridos variem muito, segundo a necessidade sentida, o interesse, a persistência, o equipamento informático que se possui ou não...

Agora, nas escolas de Terceiro Ciclo e Secundárias, já não se ensina informática, a não ser em alguns cursos específicos. No entanto, curiosamente, os programas de todas as outras disciplinas do 10º, 11º e 12º anos, que continham a obrigatoriedade de avaliar as competências dos alunos nesse domínio considerado transversal, não foram alterados. Avalia-se, portanto, aquilo que não se ensinou. Por outro lado, os avaliadores, professores de todas as áreas do ensino, são eles próprios autodidactas no que respeita ao saber avaliado, alguns até com muito pouco caminho feito nessa aprendizagem! Amplamente representadas nas propostas de formação de professores, as Acções de T.I.C. nunca foram obrigatórias e a sua frequência e escolha dos domínios específicos foi sempre uma opção de cada docente.
Entretanto, encheram-se os discursos de “planos tecnológicos”, assinaram-se protocolos de venda de computadores com condições especiais… mas minados de problemas na logística da compra e venda e mesmo problemas técnicos… Mas isso fica para uma outra charla.