P.374: Sol
Quando a palavra "sol" saiu a concurso de fotografia no blogue «Palavra Puxa Palavra», esta foi uma das minhas fotografias pré-seleccionadas.
Para além da presença forte da luz, visava a evocação mais subtil do rei que apôs a sua assinatura à ordem de execução desta beleza paisagística, das mais presentes em álbuns fotográficos de férias espalhados por todo o mundo: le roi Soleil, Louis XIV.
Na imensidão sumptuosa do palácio e jardins de Versalhes, como até noutros de menor dimensão, fora das nossas portas, costumo lembrar o que conheço do património afim português... e até por essa comparação percebo como fomos sempre, no contexto europeu, pobres e pequenos! Nem do tempo mais farto dos Descobrimentos e riquezas coloniais nos ficou habitação real ou senhorial notável...! Mafra?... Só pelo tamanho.
De resto: Sintra, Queluz, Ajuda, Vila Viçosa, Évora, Guimarães... Pequenos. Alguns bonitos. Pelo menos um, inacabado...
Em património solarengo, não nos coube muito. Já em Sol...! E esse é mesmo pertença de todos! :-)))
A minha escolha fotográfica recaiu por fim, muito justamente, num Sol de Inverno português, reflectido na mui bonita e patrimonial Casa da Música portuense.
2 Comments:
Esta era muito sumptuosa mas também bela. Se bem que... demasiada geometria nos jardins, tinha a ideia (antiga) que eram um pouco diferentes. Talvez a perspectiva... Tal como os olhos "que vêem melhor" sem lente... As idades tb nos modificam a impressão das coisas. E das pessoas, óbvio! Abrçs
Continuo a gostar muito de te ler, Nucha, só que a maior parte das vezes não deixo marcas da minha presença.
Enviar um comentário
<< Home