1.12.07

P.373: Visões

Dedicado a todos aqueles a quem a minha visão de míope transformou em gente bonita que não era.


Tenho uma pequena miopia, coisa de infância nunca devidamente tratada, primeiro por teimosia adolescente, depois por negligência adulta.
Foi ficando e proporcionando, no quotidiano, aqueles fait divers das confusões inerentes. Não sei quantas vezes fiz figura triste por, por exemplo, cumprimentar desconhecidos na rua ou ignorar pessoas que deveria cumprimentar… Pior só mesmo os enganos nas leituras de informações, ao longe.
Mas nada que não se vá resolvendo. E para situações de imprescindível acuidade visual há uma lente de pôr e tirar ou uns óculos à mestre-escola que podem ser usados, desde que sem testemunhas…
Habituados que estão os meus olhos a ver como lhes apetece, se interponho entre eles e o mundo um auxiliar, reagem com revolta e devolvem-me uma visão mais clara, é certo, mais definida, mas também, hélas, mais feia e mais crua da realidade vizinha…!
O meu universo de míope, de contornos esbatidos e impressões de cor é infinitamente mais bonito do que o quadro hiper-realista que grita através das lentes!
Este “mal” físico tem em mim um equivalente psico-social. A minha visão dos outros é tendencialmente suave, preferencialmente bonita e ignorante dos pormenores de horror.
O problema é quando algo ou alguém me obriga a ver através da lente transfiguradora, espécie de filtro da verdade, e eu não posso já teimar como uma adolescente ou ignorar como uma adulta negligente e sinto a realidade feia do mundo bater-me na cara…

2 Comments:

Blogger PostScriptum said...

Adoro quando encontro um texto metafórico capaz de nos fazer reflectir vivamente. Parabéns de novo.
Um abraço, MM

dezembro 04, 2007 10:12 da tarde  
Blogger M. said...

Especial, este texto...

dezembro 08, 2007 12:08 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home