10.8.07

P.336: Novas oportunidades...?!

Ontem, fiquei a pensar nesta coisa dos percursos de formação tradicionais e alternativos, nas justiças e injustiças associadas e nas responsabilidades superiores neste “sem rumo” em que se encontram tantos jovens!

Em três lojas do Centro Comercial, três antigos alunos: livraria, casa de fotografias e hipermercado.
Não sei qual a formação actual da minha aluna da livraria, mas lembro uma miúda atinada, tímida, cumpridora que, provavelmente, prosseguiu estudos.
No hipermercado, uma licenciada em Engenharia do Ambiente, com curso concluído há dois anos.
Na loja de fotografia, o mais bardino dos três e, afinal, o único com formação adequada e ao nível daquele emprego! Arrastou-se pela escola, meteu muita gente no inferno, incluindo a minha pessoa. Mas lá o fomos amparando e encaminhando para um Curso de Educação e Formação de Operador de Fotografia, concluído a muito custo e com equivalência ao 9ºano. Ontem à tarde estava como chefe da loja e quando entrei, resolvia ele, num português deficiente mas cheio de inesperadas delicadezas, uma situação problemática apresentada por uma cliente jeitosa…! Dinâmico, feliz, cumprimentou-me efusivamente!... disse até uma piada sobre a dificuldade da clientela em comparação com a facilidade da escola…!

No piso inferior, a “minha” engenheira, de uma capacidade que pude comprovar ao longo dos três anos do secundário, passava códigos de barras, fazia trocos e imprimia senhas de desconto em gasolina… O seu desanimado “foi para isto, professora?” trespassou-me… Senti-me como se tivesse andado três anos a propor-lhe um el dorado de fita americana!...

2 Comments:

Blogger Manuelinho said...

A verdade é que parece não haver futuro. Conheço, infelizmente montes de casos semelhantes.

agosto 10, 2007 6:36 da tarde  
Blogger déjàvu said...

Infelizmente acontece...
tenho um caso desses na minha família, o meu sobrinho é licenciado em engenharia ambiental, sabes onde o vi a trabalhar? na Pull and Bear...mas as oportunidades não são para todos igual, são mais para aqueles que têm as ditas "cunhas"
beijo grande

agosto 12, 2007 6:06 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home