2.7.07

P.315: Livros - I

A Irene, em Umaetrintaesete, lançou-me o convite para falar de livros. Escolher cinco...?! Vai ser difícil. Enquanto não me decido, registo o primeiro, aquele que marcou não pelo seu valor intrínseco, mas por ter sido o início que recordo na aventura de ler.

(clicar na imagem)

Férias da Páscoa em cidade de província. Talvez eu andasse chata ou tristonha. Não creio que me atrevesse a pedir muitas atenções. Vinha longe ainda o tempo de a gente miúda ocupar o primeiro plano e saber exigir. Os adultos andavam ocupados. Havia uma prima prestes a nascer, irmãos e primo pequenitos para cuidar. Alguém se apiedou da minha desocupação e se lembrou que talvez fosse tempo de começar a ler uns livros. Até ali só me tinham chegado histórias muito ilustradas, como a colecção completa da Anita, lida e revista e já aborrecida. Numa livraria velha da rua Direita compraram-me um livro do Clube dos Sete, de Enid Blyton. E assim começou. Com esse livrinho de aventuras mergulhei completamente no prazer de ler. Tenho uma memória viva da alegria que senti ao perceber, nessa altura, o filão que tinha descoberto. As horas da minha “solidão” infantil de irmã e prima mais velha tinham terminado…!