13.6.07

P.310: Os vendedores de livros


Vêm aos pares. São jovens, vestem fatos baratos que lhes caem mal e disfarçam a descuidada higiene do cabelo com camadas pastosas de gel. Mais difícil é eliminar o cheiro do tabaco impregnado e esconder as mãos de unhas descuidadas. Mais difícil é camuflar a pobreza da formação e dos conhecimentos, coberta de chavões decorados. Têm a tarefa ingrata de vir vender um produto que, aparentemente, consomem muito pouco. Enganam-se nos nomes dos autores, redigem propostas com erros ortográficos e têm sempre dois ou três telemóveis com toques grotescos que surgem a interromper a pose artificial da conversa.
Se tentamos indicar-lhes um livro, possível compra, um tema, uma necessidade pontual da instituição, nem nos ouvem! Querem vender as grandes obras – enciclopédias várias, colecções de Atlas, grandes formatos com pele de carneira… – que o grão a grão não enche o papo dos frangos desta geração de tudo e nada. Por isso, torna-se geralmente inviável dar resposta aos seus anseios comerciais. E quando se despedem, confesso que é sobretudo os pais, que por certo ainda os têm a cargo, que lamento.

5 Comments:

Blogger Irene Ermida said...

uma visitinha a comunicar-te que te deixei um «presente» no meu blogue... nem sei bem porquê... ora! porque será?! :-) bj

junho 13, 2007 11:38 da tarde  
Blogger -pirata-vermelho- said...

Este comentário foi removido pelo autor.

junho 14, 2007 12:03 da manhã  
Blogger -pirata-vermelho- said...

Eu lamento. Apenas...
e revolto-me. Sinto-me minoria desprezada e prejudicada.
Por isso, também, denuncio vivamente o lado improcedente 'disto' tudo.
Todos os dias...

junho 14, 2007 11:33 da manhã  
Blogger kermit said...

Ainda existe o circulo de leitores ? Já não passam cá por casa. Que pena!!!!!!

junho 14, 2007 11:55 da tarde  
Blogger Belzebu said...

Uma actividade para a qual foram formatados, sem nunca terem lido um único livro, a não ser o livro de instruções da PlayStation!

Um abraço infernal!

junho 15, 2007 1:04 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home