22.2.07

P.189: Ousadia!

Esteve para seguir esta fotografia para o jogo Fotodicionário desta semana, a representação mais próxima que tenho de uma caravela ou nau dos nossos descobrimentos marítimos. Tivesse o veleiro um ar menos recreativo e mais ousado e seria esta mesma a escolhida.

Não passo pel’Os Lusíadas ou pela Mensagem, ou por narrativas sobre Gil Eanes e sobre Fernão de Magalhães, que já li, sem render interiormente homenagem à ousadia desses desbravadores de mares desconhecidos que foram os nossos marinheiros de outras eras!
A expedição de Magalhães, por exemplo, durou três anos de incertezas, de traições, de dificuldades, de tédio, de lutas, de morte, de sobrevivência, de tenacidade... Três anos de destino incerto, capazes de revelarem o melhor e o pior do Homem.
É difícil avaliar a consciência da época sobre o nível de conhecimento existente, mas visto assim, a esta distância, era tanta a aventura, tanto o que ficava nas mãos do acaso…!
Quanta ousadia! Quanta coragem!

Fernão de Magalhães
(…)
Dançam, nem sabem que a alma ousada
Do morto ainda comanda a armada,
Pulso sem corpo ao leme a guiar
As naus no resto do fim do espaço:
Que até ausente soube cercar
A terra inteira com o seu abraço.
(…)

Mensagem, Fernando Pessoa

2 Comments:

Blogger M. said...

Gostei de voltar aqui. Interessante este teu texto, muito bem escrito. Como sempre, aliás.

fevereiro 23, 2007 12:04 da tarde  
Blogger bettips said...

Também gostei muito deste teu pensamento/discorrer sobre a "ousadia". E um dos discos mais lindos que conheço sobre estas viagens é o "Por Este Rio Acima" do Fausto ..." As viagens de Fernão Mendes Pinto - Abril 83 comprado. "É como um sonho acordado...". Bjinho

fevereiro 24, 2007 2:36 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home