13.1.09

P.463: CR 7



A reacção é geralmente de recusa de atenção aos protagonismos futebolísticos e até de uma certa irritação pela contrariedade que representam em relação a princípios que procuro ensinar.
Mas ontem prolonguei a sobremesa frente à televisão e “concedi” alguns minutos de atenção ao português melhor futebolista do mundo em 2008, acabando por assistir a todo o programa que a RTP 1 tinha preparado com grande qualidade: capítulos breves subordinados a temas, curtas sequências de entrevistas variadas integrando a reportagem, uma visão abrangente tocando pontos essenciais da sua vida, personalidade, características profissionais, sem maçar.
E acabei por me “reconciliar” com o miúdo, porque por trás do ar aparentemente mimado e de um discurso geralmente pobre e atabalhoado nos modos, parece estar afinal alguém com a cabeça no lugar, uma grande vontade de aprender sempre, de ser melhor, sabendo que tal exige esforço. Sendo assim, ainda que o prémio de tudo isso seja um lucro desmedido que ultrapassa em muito o salário milionário, menos mal quanto a princípios.
Por último, como sou mais propensa a desejar felicidades do que a vaticinar a desgraça, fiz votos de boa viagem ao ilhéu, compatriota distinto que com a sua sigla pequenina navega num oceano imenso de perdições…
(Fotografia RTP)