1.12.08

P.461: A neve caía... mas não bateu de leve a avisar.

(Fotografia: Público online)


O Homem põe e a Natureza dispõe.
Sete horas e meia de bloqueio numa serra nevada: almoço de bolachas Maria, cortesia de uma parceira de viagem e de infortúnio; necessidades básicas satisfeitas com o recato (pouco) possível; solidariedades de fora, através de telefonemas – a rede não congelou, valha-nos isso –, mas sobretudo “de dentro”, entre aqueles que contavam viajar anonimamente juntos durante hora e meia e se viram prisioneiros do mesmo cárcere no melhor de um dia de sábado.
Este país nunca se conformou com o Inverno puro e duro que às vezes também lhe bate à porta. E, por isso, nunca se preparou para ele. Um nevãozito daqueles de fazer rir qualquer povo de outras latitudes e paramos nós por cá, nas serras e cercanias. Falta de vigilância, de aviso, de decisões de desvio de trânsito atempadas. Falta de meios: limpa-neves e sal são ainda luxos num Portugal nem sempre tão europeu quanto se arroga.
E é assim que se testam os nervos, que se reaprende a humildade de “bicho homem tão pequeno” no cenário dantesco dos elementos adversos conjugados.
Perdeu-se o dia e, por falta de fé, tão retemperadora nestes casos, não podemos sequer pretender que nos sirva de remissão dos pecados…

2 Comments:

Blogger bettips said...

Penso nisso tantas vezes que me alegrei/lamentei de ver escrito!!!
Um abraço para esse centro frio, Nucha. E que não faltem as "boas-vontades" da época para tornar mais Felizes as Festas!

dezembro 22, 2008 6:07 da tarde  
Blogger APC said...

Sabes que num local como esse onde é tão raro nevar...! ;-)

A verdade é que as bolachas Maria nunca nos deixaram ficar mal!!! :-)

fevereiro 11, 2010 11:46 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home