8.3.07

P.196: Retrato de Mulher

Foi a terceira de seis irmãos e nasceu nos alvores da Grande Guerra (que só passou a ser conhecida como Primeira Guerra Mundial com o eclodir da Segunda, naturalmente). Herdou os vestidos da irmã mais velha e ganhou fibra e rebeldia no seio de uma família de mãe severa e fria e pai bonito, mas mal sucedido nos negócios e na política, que, desastradamente, mergulhou a família na adversidade. Soube sempre o que isso era, com a perda de irmãos tuberculosos, a perseguição política do marido, as dificuldades económicas, as relações familiares tensas. E quando veio a fartura de uma reforma condigna, fora-se-lhe a consciência do valor dos números e já não soube festejá-la… Ironias de um destino sem graça: justiça póstuma em vida!
Fez-se bonita e forte. Falou mau Francês e tocou sofrivelmente piano, mas enquanto a maioria bordava enxovais, formou-se professora, das primeiras mulheres habilitadas na cidade do seu tempo! Chegou mesmo a tirar carta e a conduzir diariamente para o trabalho, embora o volante e os pedais nunca tenham deixado de a enervar.
Foi um pilar da família. Criou filhas, sobrinhas órfãs, netos. Amparou o marido, orientou os irmãos e os sobrinhos, suportou estoicamente a mãe e as políticas mesquinhas de Salazar…
Minha avó, é o teu retrato que elejo neste dia!

4 Comments:

Blogger bettips said...

Minha avó não foi nada, só trabalho e meiguice. Ela é a minha Figura, tal como a tua para ti.
Beijo, aqui e lá.
(...manhã de Inverno, tarde de verão...)

março 08, 2007 7:56 da tarde  
Blogger aDesenhar said...

as nossas queridas avós!
bjs para todas elas...

março 09, 2007 12:08 da manhã  
Blogger M. said...

E que belo retrato! E que mulher interessante!

março 11, 2007 6:34 da tarde  
Blogger Irene Ermida said...

uma homenagem muito bonita que me fez pensar na minha avó materna que faleceu aos 95 anos e de quem tenho tanta saudade!

março 11, 2007 8:12 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home